Fortaleza Negra - livro 1
Autora: Kel Costa
Editora: Jangada
Páginas: 424
Classificação: 5/5 estrelas
Sinopse: De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta.
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos!
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica.
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.
Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza.
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail.
Oh, Meu Deus, o que falar desse livro? Eu gostei tanto, mais tanto que nem tenho palavras para descrever como ele é bom.
Primeiramente, tenho que confessar algo vergonhoso. Eu não estava dando muita atenção para esse livro, apesar de ver várias propagandas e indicações, por ser de autor brasileiro (um costume horrível, que eu comecei a erradicar!). Qual não foi minha surpresa ao começar a ler o livro e dar de cara com um mundo novo, cheio de vampiros, mistérios e ação.
Em 1985, o mundo passa a ser comandado pelos vampiros, sendo os líderes chamados de Mestres (os primeiros vampiros a surgir). Alguns anos após a revelação dos vampiros descobriram a existência dos centauros e os minotauros, esses seres mitológicos atacam humanos e arrasam com as cidades. O lugar mais seguro no mundo é a Fortaleza Negra, localizada na Rússia, onde vivem os Mestres, no entanto só entram humanos escolhidos que tenham alguma utilidade para eles.
O livro é narrado por Aleksandra Baker, também chamada de Sasha, uma jovem americana de dezessete anos que vive com os pais e o irmão, ela não gosta de vampiros e sonha com a liberdade de fazer as coisas que a mãe fazia quando tinha sua idade. Ela tem personalidade forte, é teimosa e vive brincando com o irmão.
Quando os ataque de minotauros aumentam na sua cidade, O pai de Sasha, Jonathan, recebe a proposta de morar na Fortaleza Negra, já que ele é um cientista que trabalha em uma arma capaz de matar os mitológicos (o que interessa muitíssimos aos Mestres).
A vida de Sasha muda completamente na Fortaleza negra, as confusões praticamente a perseguem é uma loucura atrás da outra, principalmente quando ela faz amizade com Kurt e a Lara (sério, esses dois são malucos).
Claro, não posso deixar de falar sobre o Mestre Mikhail, poderoso, lindo e mau. Se interessa imediatamente por Sasha, só tem um problema os mestres não podem se envolver com menores e humanos. Sendo um mestre antigo Mikhail deveria saber resistir, no entanto Sasha testa seu autocontrole, e principalmente sua paciência. Devo dizer que o vampiro tem uma pegada forte, ele não deixa nada para depois.
Adorei a história, ela prende a atenção e o leitor não consegue largar. Para terem noção cheguei até a sonhar com o livro , algo que raramente acontecer só se eu realmente gostar do enredo. Uma parte que achei interessante foi ter alguns capítulos narrados por Mikhail, o que passa a impressão que ele não é tão impenetrável, como na visão da Sasha.
É um ótimo livro que foge do clichê, um livro sobre vampiros que a muito tempo não acho. A capa do livro é muito bonita com um ar sombrio. Ahh, uma coisa que achei interessante foi que no final do livro temos ilustrações dos personagens, muito bonitos, apesar de não imaginá-los daquela forma. Agora, é só esperar ansiosamente a continuação, o que espero que seja logo.